sábado, 19 de maio de 2012

ESSE INOCENTE MUNDO INFANTIL

Desenho de Luíza Quinália Cerri

A inocência e autenticidade que permeiam o mundo infantil muitas vezes nos colocam em situações delicadas e até constrangedoras, mas também provocam risos quando confrontadas com nossa realidade.
Seus questionamentos carregados de ingenuidade e pureza revelam que aqueles pequenos seres ainda não foram contaminados pela malicia, pela falsidade e jogo de interesses, cada vez mais comuns no mundo adulto.
Já foi contada aqui no blog (A lógica infantil), a história real do garotinho que ao ser acusado de causador de um incêndio, ficou indignado e defendeu-se esclarecendo com toda sua lógica, que iniciara um fogo sim, mas bem pequenino e não grandão como o que viam.
Não há como esquecer a redação feita por um menino descrevendo detalhes do rosto materno.  Nos seus 8 anos de idade, falou sobre os cabelos, os olhos e a boca de sua mãe, elogiando tudo com sinceridade. 
Entretanto ao chegar ao nariz, ciente que ele era maior que tantos outros narizes que conhecia, preocupou-se em não magoar a mãe mas não omitiu seu parecer e escreveu:
“Minha mãe tem nariz grande. Não é muito grande, mas é grande sim!”
Um fato acontecido na família também provocou risos. 
Uma sobrinha, na época com seus 7 ou 8 anos de idade, fazendo palavras cruzadas deparou-se com a solicitação:  animal que vive no brejo. 
Eram 4 espaços e já havia um  A no segundo quadradinho. 
Sem pestanejar ela preencheu as lacunas com a palavra VACA.
Questionada e corrigida pelos adultos que inclusive ironizaram seu erro, justificou sua opção com total categoria:
- Vocês não vivem dizendo que a vaca foi para o brejo? Então é lá que ela mora.
Mais recentemente outro caso em que a inocência infantil foi fortemente confrontada com a realidade, ocorreu quando uma criança por volta dos 4 anos, assistindo ao vídeo de seu nascimento deu início ao seguinte diálogo:
 - Mãe, onde você estava?
            - Eu estava no hospital. Fui ganhar nenê.
 - Mãe, eu que sou seu nenê!
            - Eu sei filha, isso foi quando você nasceu. Eles cortaram para você poder sair. 
            - Eles tiveram que cortar para eu sair???  
         - Mãããããe, por que você me comeu???????

É mesmo uma delícia curtir a inocência, a pureza e a sinceridade infantil antes que o mundo adulto as deforme.

Santos, 19 de maio de 2012  

5 comentários:

  1. Bacana, Lígia!!! Me fez lembrar aquela outra história de quando a Luíza, no alto dos seus 4 aninhos, parou de tagarelar e, bem séria, olhou para o pai e perguntou: "Pai, por que você tem a cara toda amassada assim?!?! HUAHAUAHAUAHUA
    lEMBROU-SE?!?!?!

    ResponderExcluir
  2. Lembrei sim..rss
    Até o alertei para ficar esperto pois de repente ela poderia resolver usar o ferro de passar roupas para desamassar a cara dele...kkkkkkk

    ResponderExcluir
  3. Criança é tudo de bom! Imaginem o quanto eu me divirto com 6 netos, todos de idade próximas! Em casa começaram a arrebentar como pipoca, um por ano.

    ResponderExcluir
  4. Eu tive uma escola de educação infantil aqui em Joinville. Certa vez uma menina de 4 anos perguntou a uma professora, que tem olhos azuis:
    - Quando você chora suas lágrimas são azuis?
    - Não, são transparentes, iguais às suas.
    Desconfiada a menina, perguntou:
    - Quando você chorar, você me chama pra eu ver?

    Quem aguenta essa??

    ResponderExcluir
  5. Muito boa essa Lucinda. Realmente a inocência infantil é cativante.
    Obrigada pela visita e comentários.

    ResponderExcluir