Não há uma única vez que eu não olhe para essa parede sem dar uma paradinha para observar as fotos.
Chamo esse canto de parede das saudades.
Cada foto tem muita importância para mim, pois resgatam pedaços de minha vida e de pessoas muito queridas.
O painel mais alto é extremamente significativo. Duas pessoas já partiram deste mundo, mas vivem dentro de mim: meus pais.
Foi uma cerimônia de formatura e não sei qual de nós estava mais feliz.
Logo abaixo e à direita uma doce lembrança da sobrinha caçula Luíza, aos 3 ou 4 anos de idade em visita ao meu cantinho aqui em Santos.
A árvore de Natal ao fundo confirma que era época natalina. Lembro que crochetei uma blusa para mim e outra para ela com a mesma cor.
À esquerda em um banco sobre um bonito gramado estamos eu e outra sobrinha, a Carolina. Foi um encontro da família na cidade de Campinas.
Não era muito fácil conseguirmos reunir irmãos e sobrinhos na época da foto já que as moradias se distribuiam entre Rio Claro, Santos, São Paulo e Campinas.
Logo abaixo outra foto marcante e mais recente: os três irmãos reunidos em Rio Claro. Momento raro também, pois atualmente a caçula reside do outro lado do Oceano Atlântico e não vinha à terrinha há provavelmente uns 6 ou 7 anos.
Finalmente embaixo e à direita está uma foto histórica.
Bisnetos e tataraneto de Angelo Cerri e Rosa Marcucci Cerri visitando a Igreja San Cassiano a Vico localizada em Lucca, na região da Toscana, Itália.
Foi justamente neste templo que nos idos anos de 1892 teve início nossa família pelo lado paterno.
Angelo e Rosa após terem na Itália o primogênito Casemiro, vieram de mudança para o Brasil e aqui ampliaram a família.
Muito sentimento bom ao adentrarmos essa igreja e imaginarmos a emoção vivida pelo casal naquele espaço em fins do século XIX, quando provavelmente já pensavam em deixar a Itália.
É bem verdade que chegaram a retornar ao país por um certo tempo, mas fixaram mesmo residência definitiva em Rio Claro no interior de São Paulo, estabelecendo-se no comércio da cidade. Cheguei a vivenciar ainda criança a época do Pastifício Santa Rosa e da Refinação Cerri - Açúcar Filtrado (atualmente chamado áçucar refinado branco).
Cada um destes cinco painéis nesta parede conta uma história, repetida eu sei, mas que gosto muito de recordar e poder sentir novamente as emoções vividas nestes momentos eternizados.
Futuramente novas fotos poderão enriquecer este cantinho.
Santos, 26 de dezembro de 2025
Banco ainda existente no Jardim Central em Rio Claro/SP


Nenhum comentário:
Postar um comentário