segunda-feira, 15 de dezembro de 2025

OCORREU HÁ VINTE E DOIS ANOS





        Foi numa segunda-feira como hoje, que há 22 anos disse adeus a Rio Claro após 52 anos lá vividos.

        Na mudança além dos móveis e todos os pertences, carregava uma alma ansiosa repleta de sonhos, de expectativas, de vontade plena de viver.

        O cantinho já reservado e pronto para me receber, foi aos poucos sendo preenchido, arrumado e decorado com o que pude trazer e o que caberia nele, afinal saí de um sobrado com muitos cômodos para um pequeno apartamento. 

        No espaço apesar de pequeno coube a felicidade que era enorme.

        Casa nova, cidade nova, comércio novo e o mais importante, novos amigos vieram se juntar aos tantos amigos que deixei em Rio Claro, mas que visito sempre juntamente com familiares que moram na querida Cidade Azul.

        A despeito dessas novas experiências jamais esqueci minha Rio Claro da infância, adolescência e maturidade. Trago-a no coração.

        A experiência de sair para uma simples caminhada pela ruas vizinhas e não encontrar alguém conhecido era um tanto assustador e ao mesmo tempo desafiador. Era eu comigo mesma a descobrir meu novo mundo.

        Relembro detalhes dos primeirdos dias após toda a acomodação da mudança.

        Na primeira tarde que saí ouvi o badalar de um sino me  informando que havia uma igreja perto.

        Depois a constatação do comércio na vizinhança, dos shoppings também próximos e sem dúvida nenhuma com deslumbramento diante do enorme e sempre bem cuidado e florido jardim da orla. 

        Quantas vezes nestes primeiros tempos fiquei horas sentada em um banco unicamente na companhia de um livro e da belíssima visão do mar, do céu e das passagens dos cruzeiros a caminho do mar aberto nos finais de tarde.

        Após uns meses de puro torpor falou mais alto a sensação de inutilidade que nos domina após a aposentadoria. Não tive dúvidas: comecei a colaborar em uma escola próxima. Por lá fiquei 10 anos e fiz belas amizades que perduram até hoje. 

        Conheci posteriormente outras pessoas e outras famílias que foram e continuam a ser muito importantes para mim. 

        A admiração por este cantinho que escolhi como meu só aumentou.

        Tive perdas sim, algumas bem dolorosas, mas a memória não me trai nunca e constantemente abre a caixinha das lembranças dos bons momentos e escorrem algumas lágrimas, mas são de puro agradecimento por ter podido vivenciar estas ocasiões tão felizes. 

        E foram muitas, é bom que eu diga!

        Nessa segunda-feira ensolarada e com o Natal já batendo à nossa porta, olho para trás e vejo que o caminho trilhado até aqui nesta bela cidade que me encantou desde a adolescência, desperta uma enorme gratidão por tudo o que vi e vivi até hoje.

        Que venham novos aprendizados, que venham novas experiências, que venham mais amizades e sobretudo, que venham mais emoções positivas.

        Muto obrigada Pai por tudo!


Santos, 15 de dezembro de 2025

Nota: Esqueci de agradecer à amiga que indicou este cantinho: Obrigada Nanci Buschinelli.



 




10 comentários:

  1. Que relato lindo, como sempre sua emoção contagiando o meu coração! Que Santos, sua atual cidade traga sempre este grande abraço na alma, beijos🌹 Rosana Rossi

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigada Rosana por suas palavras tão carinhosas e pela visita ao blog.
      Abração

      Excluir
  2. Que lindo descrever um novo começo de vida, as primeiras experiências e descobertas....Que bom que valeu a pena. Continue feliz onde seu coração fez morada...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada! Sim, valeu e está valendo! Abraço!!!!

      Excluir
  3. Que texto lindo! Não conheço Santos pessoalmente, mas pelo seu texto consigo viajar até aí. Saudade de vc.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada Regina! Santos é uma cidade linda e alegre. Venha conhecer, vale a pena!!! Abração!Saudades!

      Excluir
  4. Como o tempo passa....só percebemos sua velocidade quando paramos para refletir sobre acontecimentos que nos marcam: formaturas, mudanças, perdas, encontros...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada pela visita ao blog e por se comentário. Pena que saiu anônimo.

      Excluir
  5. Sua história é um exemplo de como a vida está sempre a nos presentear com boas oportunidades. Santos, um "cantinho" de muito afeto. Feliz Natal!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada Miriam pela visita ao blog e por suas palavras. Que você e família tenham um Santo Natal!

      Excluir