quarta-feira, 26 de outubro de 2022

ETIQUETA x ESPONTANEIDADE

 


Etiqueta e finesse há tempos estão cada vez mais esquecidas e em plena decadência. As gerações mais novas pouca ou nenhuma importância dão às normas de conduta com finura de maneiras e protocolos de um modo geral.

Já se foi o tempo em que era uma exigência em muitas famílias, principalmente nas consideradas nobres e elegantes sentar-se à mesa e portar-se com cerimônia sabendo como usar corretamente todos os talheres, como se servir e como manter uma conversa adequada durante uma refeição.

A vida corrida dos tempos atuais quando boa parte das pessoas almoça em horários distintos e até fora de casa, sem oportunidade de reunir a família, aliada à praticidade do mundo moderno, acabou por abolir muitas destas etiquetas.

A despeito disso há ainda sem sombra de dúvidas, maneiras de se portar e se comunicar com as pessoas de forma delicada e elegante, sem beirar ao exagero.

Porém há situações nas quais a espontaneidade da pessoa acaba desencadeando conversas que se tornam hilárias e desprovidas de qualquer finesse.

Foi o que ocorreu recentemente.

Preocupado em avisar a tempo todos os envolvidos sobre a falta de água que ocorreria em minutos no edifício, o responsável pelos recados acabou provocando risos pela maneira apressada e meio atabalhoada de se expressar.

De maneira nenhuma foi falta de educação ou respeito. 

Ao contrário, a pressa, a preocupação e a maneira instintiva e sincera de divulgar o aviso, acarretou em frase hilária, mas perfeitamente entendida pelos ouvintes.

- Senhora, a água vai parar daqui a pouco.  Se tiver que ir ao banheiro, vá já!

Impossível não achar divertido receber tal aviso de maneira tão simplista e que a despeito da importância dele provocou muito riso.

O jeito foi mesmo seguir as instruções e ir ao banheiro, armazenando na sequência dois baldes de água prevendo demora no retorno do precioso líquido.

Pensando mais sobre a frase conclui que ela poderia ter sido mais explícita ainda.

Ainda bem que não chegou a este ponto......kkkkkk

 

Santos, 26 de outubro de 2022


2 comentários:

  1. Parece luso. Básico, objetivo... direto ao ponto mais relevante e preocupante.

    ResponderExcluir