quarta-feira, 6 de novembro de 2013

A MENINA CRISTIANE



Sempre que seu nome me vem na lembrança, imediatamente outro nome o acompanha.
Cristiane me traz recordações do profº Arlindo Dias, o grande mestre da Matemática, professor de várias gerações de rio-clarenses.
Também fui sua aluna nos tempos do curso de magistério no “Joaquim Ribeiro”.
Foi nessa época que aprendi a admirá-lo não somente pela competência e amor à profissão, mas também pela atenção e carinho que tinha por seus alunos.
Era enérgico quando necessário, mas tinha um coração que mal lhe cabia no peito.
Anos mais tarde e já formada, tive o prazer de ser sua colega de trabalho na escola “Diva Marques”, onde lecionei Ciências. Pude então compartilhar de momentos muito especiais de sua carreira, num período já próximo da aposentadoria.
Uma tarde, caminhando pelos corredores do “Diva” durante o intervalo das aulas, o profº Arlindo me procurou dizendo-se magoado comigo.
Diante de meu espanto, se apressou na explicação.
Ele havia acabado de conversar com uma brilhante aluna e lhe perguntado, qual era o professor que ela mais gostava.  
Decepcionado ouviu a resposta: ele era o segundo mais querido, pois a professora de Ciências era a primeira.
Essa aluna era Cristiane.
Ambos rimos do fato e da ciumeira despertada, pois parecia que nós professores, estávamos disputando o carinho dos alunos.
O fato é que Cristiane não era somente uma excelente aluna, mas também uma adolescente especial, destacando-se pela meiguice e educação que dispensava a todos.
Décadas se passaram após este fato.
Recentemente graças à internet, reencontrei Cristiane, agora já mulher adulta e mãe.
Pude então constatar que aquela garotinha inteligente e amorosa, é hoje um ser humano realmente especial, tal e qual já demonstrava na adolescência.
O que dizer de uma pessoa que se dedica a amenizar dores alheias, a fazer sorrir crianças de olhos entristecidos pela vida, a espalhar alegria nos momentos difíceis quando a velhice ou  uma doença tira o prazer de viver???
Cristiane com suas roupas coloridas e seu nariz de palhaço, circulando por quartos de hospitais, orfanatos e asilos,  juntamente com sua filha e outros amigos, têm minha grande admiração, meu grande respeito e me enchem de orgulho.
Cris, você faz realmente a diferença neste mundo tão materialista, quando o egocentrismo cada vez mais, vem ditando e impondo suas regras.
Realmente tenho muito orgulho de ter sido sua professora e contar agora com sua amizade.
Parabéns à mãe Cristiane, à filha Marina e ao grupo todo, que planta e colhe sorrisos e amor.

Santos, 06 de novembro de 2013 


Uma homenagem à Cristiane Nogueira, à Marina, sua filha e a todos do grupo.



6 comentários:

  1. O que dizer desse presente que recebo de uma pessoa especial que sempre admirei e me espelhei, sonhava em ser bióloga por sua causa Dona Lígia Cerri!
    Muito obrigada! A senhora faz parte da minha estória, um grande beijo!

    ResponderExcluir
  2. Homenagem merecida, justa!!! Essa minha irmã tem um coração enorme... e achou uma maneira linda e admirável de distribuir amor!!!! Parabéns... Ana Cláudia.

    ResponderExcluir
  3. Que trabalho maravilhoso, Cris!!! Homenagem digna de você, ambas, homenagem e ação, impecáveis! Deus abençoe você, menina, espalhando amor! Merece muito ser MUIIIIIIIITO feliz!!! Parabéns, Marinaaaaaa! bjãO pr'ocês! Ana

    ResponderExcluir
  4. É assim que eu lhe via e é assim que lhe vejo!
    Já observei também que não estou sozinha nesta admiração.
    Obrigada por suas palavras menina/mulher Cristiane!

    ResponderExcluir
  5. Dona Lígia, qualquer dia desses quero lhe dar um grande e apertado abraço e muitos beijos!

    ResponderExcluir
  6. Emocionadissíma ao ler esse homenagem, que coisa mais linda! Parabéns para Cristiane e para você Ligia que era inspiração e se sentiu inspirada para escrever esse texto tão lindo e verdadeiro! Beijos enormes!

    ResponderExcluir