quinta-feira, 5 de julho de 2012

QUE MAGIA É ESSA?


Que espécie de magia domina a alma de um artista quando se põe a criar?
Seja na música, na pintura, na escultura, na dança, no artesanato, em qualquer campo da arte, com certeza algo divino se apossa dessa pessoa e conduz sua inspiração.
Poemas muitas vezes singelos, desprovidos de vocabulário requintado e sofisticado, alguns até sem métricas e rimas, conseguem mesmo assim alcançar aqueles sentimentos que guardamos tão bem escondidinhos dentro do peito.
Quem já não se deteve extasiado ao final de uma leitura percebendo que o autor escreveu exatamente o que estávamos sentindo, mas não conseguíamos expressar em palavras? 
Ficamos nesse momento até agradecidos ao artista que “falou” por nós.
Que magia é essa?
Uma pintura nos fala em silêncio através de uma aquarela de cores, de imagens, de formas, de expressões e gestos.  Às vezes o impacto diante da tela é tão grande que a mudez do quadro repercute como um grito em nossa alma.
Que magia é essa?
No dia-a-dia, cenas comuns, triviais, acontecem diante de nossos olhos de maneira tão corriqueira, tão habitual que as vemos sem enxergá-las. Nossos olhos são desprovidos da sutileza, da percepção tão presentes no olhar de um artista.
Na música há ricos exemplos de melodia e letra numa conjunção tão perfeita que nos fazem questionar a origem humana da obra.
Como não sentir forte emoção diante de obras de Cartola, Vinícius, Chico Buarque, Tom Jobim, Renato Russo, Caetano, Cazuza, Lenine e tantos outros, isso considerando apenas artistas brasileiros.
Que magia é essa?
Foi com certeza uma magia de sentimentos, um dom acima da compreensão humana que norteou o momento em que Chico Buarque escreveu e Cristóvão Bastos musicou a obra Todo Sentimento, música que extravaza doçura, ternura, carinho e delicadeza.  
Algo divino nos toca ao ouvirmos ...“Depois de te perder, te encontro com certeza, talvez num tempo da delicadeza, onde não diremos nada, nada aconteceu.  Apenas seguirei como encantado ao lado teu”.*
Essa magia só pode ser isso ... puro encantamento!

Santos, 05 de julho de 2012   

* Todo SentimentoLetra: Chico Buarque de Holanda
                              Música: Cristóvão Bastos

2 comentários:

  1. Lindo texto,Ligia.
    QUE MAGIA É ESSA?
    Tão simples: amor x coração.Todo olhar com amor,o coração logo responde as magias da criação.
    Parabéns!! ADOREI.

    ResponderExcluir
  2. Obrigada Lucia! Você tem razão. Essas criações que nos tocam tanto são manifestações dos sentimentos contidos no simples ato de amar.

    ResponderExcluir