quarta-feira, 28 de março de 2012

É PRECISO REAPRENDER


Relendo alguns versos escritos de maneira despretensiosa, mas com certeza ditados pela alma poética de seu autor, sem perceber fui levada a uma breve análise a respeito de como atitudes tão simples e até banais, trazem em si próprias um poder inquestionável.
Não há como negar o bem que faz um sorriso que nos é dirigido de repente, no meio de uma multidão, ou um gesto de carinho e até mesmo um olhar que deixe transparecer um brilho especial.
Entretanto o que acontece na maioria das vezes é que o ser humano simplesmente não consegue mais absorver detalhes tão simples. Seu olhar acostumou-se a buscar quase que exclusivamente valores materiais, distanciando-o de pequenos gestos de atenção.
Além da grande diversidade de tipos físicos entre as pessoas, há também imensas diferenças entre seus temperamentos, competências, habilidades, inteligência, enfim, divergem consideravelmente física e emocionalmente diante de fatos e situações da vida.
Na busca de solução para um problema, alguns são norteados exclusivamente pela racionalidade da questão; outros se deixam levar pelos sentimentos; há quem busque orientações antes da decisão final como há também aqueles que se consideram aptos a definirem de imediato a solução.
Analisando a questão de uma maneira bem simplista, constatamos que o humor influencia sensivelmente a forma de cada um encarar as diferentes situações da vida, sejam elas boas ou ruins.  Creio que todos nós conhecemos exemplos de situações nas quais o bom humor facilitou a solução de um caso e em contrapartida, o mau humor cegou e até complicou alguma decisão.
A ira, a cólera, o amargor que algumas pessoas cultivam e disseminam, apenas resvalam em seus semelhantes causando danos temporários. Na verdade ocorre o efeito bumerangue, pois retornam e se instalam no próprio ponto de partida.
A convivência com o pessimista, com aquele que não vê beleza em nada, é extremamente desgastante motivo pelo qual todos se afastam.  O olhar carregado de sombras é incapaz de absorver a beleza existente nas coisas mais simples da natureza como o brotar de uma flor ou o arco-íris que o Sol pinta no céu ao final de cada dia.
Quem enxerga o mundo com um sorriso no olhar adota posturas positivas diante da vida.  Tropeços e quedas existem, mas as necessidades, os interesses, a motivação em si, levam às ações de superação que resultam na valorização da autoestima e como consequência ao bem-estar. 
Como disse o poeta, a beleza da vida se encontra no sorriso recebido, no beijo guardado na alma e no olhar carregado de brilho especial. 
É preciso reaprender isso,... é preciso!

Santos, 28 de março de 2012  


É Preciso

É preciso ter sempre
Um sorriso guardado no bolso
E um beijo guardado na alma...

É preciso ter sempre
E pronto para uso,
Um olhar com brilho especial.

É preciso ter sempre uma esperança,
Mesmo quando tudo parece impossível...

É preciso crer no amanhã
Muito mais do que no ontem!
 Ricardo Rossi


4 comentários:

  1. Esse texto ficou muito bonito Ligia, duas pessoas escrevendo sobre uma coisa que é a mais importante em nossas vidas:o sorriso. Escrito em prosa e verso, ficou bem simples de ser entendido e tomar toque o coração das pessoas para que mudem seu comportamento e façam do sorriso a grande arma para ser feliz.

    ResponderExcluir
  2. é preciso perpetuar o que ha de puro na alma,
    é preciso um gesto de carinho onde não cabe palavras,
    é preciso amar e ser amado sem prudencia,
    é preciso que tu exista para completar meu ser.
    Ricardo Rossi

    ResponderExcluir