quarta-feira, 10 de fevereiro de 2021

UM VERÃO DIFERENTE


 





Ele continua lá, às vezes azul, outras mais escuro, normalmente calmo e sereno, outras vezes mais agitado e revolto.

Sob um céu azul que invade nossos olhos ele vira e revira a areia com suas ondas brincalhonas.

Todas as manhãs fico a admirá-lo à distância. Uma grandeza a perder de vista. Ele me encanta, sempre me encantou.

A paz que o mar me traz é indescritível!

Pisar na areia  sentindo seu vaivém molhando os pés me transporta a um mundo distante onde naquele momento só eu existo. Puro devaneio. O único som é seu murmurar constante.

A imaginação voa para longe, para outras terras que nunca conheci e provavelmente jamais conhecerei. Terras fantásticas, coloridas, alegres, onde a harmonia e amor reinam absolutos.

Quantos mistérios o mar esconde! Quantos dramas, quantas alegrias, quantos encontros e desencontros, quantas aventuras e desventuras ele testemunhou ao longo destes milhões de anos.

Lembro de uma novela antiga de meu tempo de adolescência cujo enredo já não tenho mais na memória -  "Se o Mar Contasse".  Curiosa que sou com certeza farei depois uma busca no Google.

Este verão com dias tão brilhantes e ensolarados está diferente de todos os outros que já vivi por aqui. Pisar na areia, curtir a beleza do dia sentindo as águas sob os pés, sentar e observar a imensidão deste mar, são desejos suspensos no momento. Até que é possível curtir estas sensações adotando certos cuidados, mas o receio diante desta pandemia tira todo o brilho e espontaneidade destes momentos.

Independente de como seguem nossas vidas ele sempre estará lá a nos encantar dia após dia numa mistura de cores: azul - unindo-se ao céu no horizonte, róseo - na alvorada, e alaranjado a dourado no poente, refletindo em suas águas a aquarela do céu. Como bem disse Manoel de Barros: "Um fim de mar colore os horizontes".

Neste verão tão diferente e com tantas restrições o consolo é olhar o mar e sonhar com dias melhores, sonhar um sonho azul, "azul da cor do mar"!*

 Santos, 10 de fevereiro de 2021

*  Azul da cor do mar - Tim Maia




9 comentários:

  1. Sensacional Liginha! Um show o seu texto! Maravilhoso! PARABÉNS! Bjs....

    ResponderExcluir
  2. Obrigada! Foi mais um desabafo diante desta pandemia que me afasta do mar que adoro!!! Pena que saiu como anônimo.

    ResponderExcluir
  3. Muito lindo o teu texto . Beijos e parabéns Ligia

    ResponderExcluir
  4. Agradeço sua visita ao blog e suas palavras. Pena que saiu anônimo. Abraço.

    ResponderExcluir
  5. Lindo o texto é está música maravilhosa completou tudo, beijos Ligia❤

    ResponderExcluir
  6. Obrigada por suas palavras e pela visita ao blog. Há muitas músicas que cantam o mar principalmente de Caymmi, mas esta achei que se enquadrava melhor com o final do texto! Abraço.

    ResponderExcluir
  7. Voce minha amiga colocou também os meus pensamentos e sentimentos nas suas palavras. Um bj linda...até qquer hora nesta cidade q eu amo.

    ResponderExcluir
  8. Que bom que meus sentimentos não são os únicos em relação ao mar. Pena que fico sem saber quem postou, mas então até qualquer hora aqui em Santos. Obrigada pela visita ao blog.

    ResponderExcluir
  9. Desconheço o motivo pelo qual não está saindo a identificação nos comentários. Agradeço se possível, colocar o nome junto com o comentário. Creio que assim a identificação será possível. Obrigada.

    ResponderExcluir