
https://pt.linkedin.com
Há dias ando sentido necessidade de escrever algum conto ou crônica leve, para descontrair, para suavizar o dia, para despertar sorrisos.
Entretanto tenho tido dificuldade em redigir tais temas diante de tantos fatos desagradáveis que a mídia nos mostra diariamente.
São abusos gritantes de autoridades, são golpes perpetrados para beneficiar alguns em detrimento de muitos, são denúncias que chocam pela ousadia e por aí afora.
Mesmo sem querer acabo lembrando-me de uma propaganda antiga de cigarro feita pelo ex-jogador da seleção de futebol brasileira, Gérson, onde ele encerra sua fala dizendo que: "gosto de levar vantagem em tudo".
Este fato acabou ficando conhecido como a Lei de Gérson e teve uma péssima repercussão, sendo associado a comportamentos desonestos e moralmente questionáveis do ponto de vista ético.
Infelizmente sabemos que há muitos seguidores desta "lei" e que se beneficiam dela usando e abusando do tal jeitinho brasileiro, que como sabemos na maior parte das vezes, corresponde a atitudes oportunistas e amorais.
Conheço e com certeza todos nós conhecemos pessoas que podem ser consideradas doutoras nesta arte, e o que é pior, pessoas que sentem orgulho de seus feitos e de suas ditas espertezas, vangloriando-se de benefícios obtidos através do desprezível jeitinho brasileiro.
Isto parece tão incrustado em nosso país que já não nos causa mais espanto, ao contrário, causa desalento, desânimo e até mesmo nos bloqueia a vontade de criticar, de virar o jogo, e acabamos assistindo passivamente o triunfo da falta de ética em todos os níveis da sociedade.
Impossível não lembrar uma experiência própria quando discordei e não adotei uma certa atitude que era totalmente contrária às normas. O superior imediato diante de minha postura executou a ordem por mim negada e ainda deu um conselho que me chocou bastante: "Na vida do dia a dia não se pode ter muitos escrúpulos"!
Infelizmente constatamos isso diariamente ao observarmos o comportamento de um modo geral da população, mas principalmente de nossas autoridades que deveriam dar o exemplo e zelar pela ética no desempenho de suas funções.
São justamente essas ditas autoridades que praticam e seguem à risca a Lei de Gérson, obtendo vantagens de forma indiscriminada, passando por cima de questões éticas e morais.
O caráter da população nacional não deve e não pode estar relacionado a estes comportamentos condenáveis.
A descrença em uma mudança já dominou muita gente, mas ainda tenho a firme esperança que isto possa ser revertido, mesmo que seja a longo prazo.
Ética, moral e escrúpulo, serão sempre bem-vindos!
Santos, 05 de dezembro de 2024.